ATUAÇÃO /Notícias


O DNA do Furto dos Veículos


Descobrir o “DNA” de um veículo pode ser o caminho para solucionar crimes relacionados a roubo de carros. E é isso que propõe um método inovador criado pelo perito do Amazonas Charles Cipriano. O sistema consiste em identificar peças de veículos roubados e clonados, e torna mais eficiente e rápido o trabalho pericial que auxilia as Delegacias Especializada em Roubos e Furtos de Veículos, principalmente em investigações que tiveram como alvo oficinas de desmanche. 


Há 12 anos atuando como perito oficial, Charles é bacharel em farmácia, e acadêmico de Engenharia Elétrica. Ele também tem formação técnica em elétrica e na área de Eletrônica Embarcada. 
Com esses conhecimentos na área de eletrônica, mecânica e com o auxílio de softwares de análise, ele passou a desmontar as peças e analisá-las para chegar até a origem do veículo por meio da numeração chamada Número de Identificação Veicular.


O CSI Amazônia conversou com Charles, que contou um pouco mais sobre o sistema desenvolvido por ele:


CSI Amazônia: 1. Como funciona o novo método de identificação de peças dos veículos roubados desenvolvido por você?
Charles Cipriano: É uma análise dos conteúdos arquivados das memórias e processadores dos vários sistemas eletrônicos do veículo.


CSI Amazônia: 2. Como o trabalho era feito antes da aplicação desse novo método? Qual era a grande dificuldade nesse sistema antigo?
Charles Cipriano: Na verdade, o sistema antigo deixava a desejar porque tinha que ser feito no veículo completo, nunca em peças individualizadas.


CSI Amazônia: 3. E como surgiu essa nova ideia?
Charles Cipriano: Através dos vários cursos que fiz na área de veículos fora de Manaus, e trocando ideias com outros profissionais que conhecia em outros estados.


CSI Amazônia: 4. O sistema já começou a ser implantado na perícia do Amazonas?
Charles Cipriano: Por enquanto ele é realizado apenas por mim, em perícias que auxiliam a Delegacia Especializada em Roubos e Furtos de Veículos (DERFV)


CSI Amazônia: 5. Esse método foi apresentado para peritos de outros estados?
Charles Cipriano: Como esse ano houve a pandemia, não pôde haver o encontro nacional de Peritos Criminais na Área de identificação veicular. Então, apresentei via teleconferência no dia 08 de junho.

19 de Jun de 2020

Você é perito, e ainda não faz parte da associação? Não perca tempo.

ASSOCIE-SE JÁ!


Copyright © 2019 O Sindicato dos Peritos Oficiais do Estado do Amazonas – SINPOEAM. Todo o conteúdo deste site é de uso exclusivo.
Proibida reprodução ou utilização a qualquer título, sob as penas da lei.