ATUAÇÃO /Notícias


Força Tarefa da perícia realiza reprodução simulada para ajudar a elucidar “Caso Flávio”


Uma força tarefa de Peritos Criminais do Amazonas realizou nesta segunda-feira (20) a reprodução simulada (mais conhecida como reconstituição) do assassinato do engenheiro Flávio Rodrigues dos Santos, crime ocorrido entre o dia 29 e 30 de setembro desse ano, e que ficou conhecido como “Caso Flávio”. O objetivo da reprodução é detectar pontos convergentes e divergentes nos depoimentos e buscar entender como o crime ocorreu.

 

A força tarefa é coordenada pelo perito Mahatma Sonhara, e composta pelos peritos Ilton Soares, Bráulio Pedroso, Michelly Araújo e Christian Gama. O trabalho durou mais de oito horas, e aconteceu no condomínio de luxo onde o engenheiro foi visto com vida pela última vez, e no local onde o corpo foi encontrado. Os peritos compararam todas as versões do crime dadas pelos envolvidos, entre vítimas, testemunhas e suspeitos, tendo como eixo principal as evidências encontradas e descritas nos laudos periciais.

 

Em casos como esse, a reprodução é importante já que, devido a falhas no decorrer do processo por parte do sistema, a perícia ficou prejudicada. Com isso, aumenta a reponsabilidade dos peritos em elucidar todas as dúvidas que cercam este caso.

 

O perito Mahatma Sonhara bateu um papo com o CSI Amazônia e explicou mais sobre esse importante trabalho realizado pelos peritos. Confira a entrevista:

 

CSI Amazônia: O que é uma reprodução simulada?

 

Mahatma Porto: Reprodução simulada, popularmente conhecida como "reconstituição", é um exame pericial previsto em lei (Art.7o do CPP) que serve para verificar a possibilidade de uma infração penal ter sido praticada de determinado modo, esclarecendo pontos específicos a critério da autoridade investigadora.

 

CSI Amazônia: Como é realizada?

 

Mahatma Porto: É realizada comparando-se todas as versões dadas pelos envolvidos (vítimas e/ou suspeitos) tendo como eixo central as evidências físicas encontradas e descritas nos laudos periciais já expedidos.

 

CSI Amazônia: Qual o objetivo de uma reprodução simulada?

 

Mahatma Porto: O objetivo é detectar pontos convergentes e divergentes nas versões dadas e posteriormente confrontá-los com os achados periciais, encontrando assim a versão mais próxima da verdade real.

 

CSI Amazônia: O que a força tarefa pretende responder com essa reprodução?

 

Mahatma Porto: Nossa equipe visa trazer luz sobre alguns pontos divergentes durante as versões dadas, e descobrir o que é plausível acerca dos fatos ocorridos, observando-se a obrigatoriedade do exame de corpo de delito mesmo com a confissão do acusado.

19 de Nov de 2019

Você é perito, e ainda não faz parte da associação? Não perca tempo.

ASSOCIE-SE JÁ!


Copyright © 2019 O Sindicato dos Peritos Oficiais do Estado do Amazonas – SINPOEAM. Todo o conteúdo deste site é de uso exclusivo.
Proibida reprodução ou utilização a qualquer título, sob as penas da lei.