ATUAÇÃO /Notícias


Fique atento para os cuidados que você deve ter com o Coronavírus


Quais os principais sintomas do Coronavírus?

Os principais sintomas do coronavírus são infecções respiratórias brandas a moderadas de curta duração. Geralmente pode ter corisa, tosse, dor de garganta e febre e, em alguns casos, pneumonia. Esses são os sintomas mais frequentes do quadro clínico das infecções pelo coronavírus.

 

Quais os cuidados básicos é preciso ter para evitar o contágio?

Lavar as mãos com água e sabão por, pelo menos, 20 segundos. Se não houver água e sabão, pode ser usado álcool em gel. Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas. Evitar contato próximo com pessoas doentes, e, quando estiver doente, ficar em casa é o ideal. Cobrir a boca e o nariz quando for tossir ou espirrar. Ao espirrar, pode-se usar lenço de papel. Mas, em seguida, ele deve ser jogado no lixo. Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocadas com frequência. Ainda assim, a transmissão do coronavírus ocorre pelo ar ou contato pessoal com secreções contaminadas, como gootículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal muito próximo com toque e aperto de mão.

 

Como o vírus é transmitido?

As investigações sobre as formas de trasmissão de vírus ainda estão sem andamento. Porém, a disseminação de pessoa para pessoa, ou seja, aquela contaminação por gotículas respiratórias ou contato é o que está ocorrendo com mais frequência na transmissão. Qualquer pessoa que tenha contato próximo, cerca de um metro, com alguém com sintomas respiratórios está em risco de se expôr à infecção.

 

Qual o grupo de risco do Coronavírus?

Estudos têm mostrado que a letalidade do vírus aumenta conforme aumenta a idade do hospedeiro, sendo então o grupo dos idosos o mais afetado pelo vírus, juntamente com portadores de doenças crônicas e imunodeprimidos, relação semelhante à que acontece com os casos relacionados aos vírus influenza.

 

O que é necessário fazer caso sejam identificados os sintomas?

Caso você apresente sinais ou sintomas da doença, procure a unidade de saúde mais próxima da sua casa, principalmente em casos em que existe dificuldade respiratória.

 

Existe uma vacina para o novo coronavírus?

Quando uma doença é nova, não há vacina até que uma seja desenvolvida. Pode levar alguns anos para que uma nova vacina seja desenvolvida.

 

Existe algum remédio caseiro para tratar coronavírus?

Não, e devemos ter muito cuidado com os fakenews que circulam pelas redes sociais. Só aceite informações de canais oficiais e especialistas.

 

Entrevista com Alexandre dos Santos Souza, Médico coordenador do Serviço de Infectologia e controle de infecção hospitalar do Hospital Santa Júlia.

 

 

 

 

 

 

 

 

12 de Mar de 2020

Você é perito, e ainda não faz parte da associação? Não perca tempo.

ASSOCIE-SE JÁ!


Copyright © 2019 O Sindicato dos Peritos Oficiais do Estado do Amazonas – SINPOEAM. Todo o conteúdo deste site é de uso exclusivo.
Proibida reprodução ou utilização a qualquer título, sob as penas da lei.